Exemplos de atos que caracterizam alienação parental

a) Desqualificar o outro genitor: Trata-se de uma campanha de desqualificação do outro núcleo no exercício da paternidade ou maternidade/ Ex: ‘Tua mãe não sabe te cuidar”.

b) Dificultar o exercício da autoridade parental: Este é o caso em que um dos pais tira a legitimidade do outro na vida do(a) filho(a). Ex: “Desde quando teu pai manda em alguma coisa”.

c) Dificultar o contato com o(a) genitor(a): Essa conduta não é só não passar ligações do outro genitor, mas, também, jogar o celular da criança na piscina, esconder o carregador, bloquear os familiares nas redes sociais…

d) Dificultar a convivência familiar: Ocorre quando uma das partes, por exemplo, não passa as ligaçōes, inventa doenças, programações, aniversários, atividades extracurriculares, visando prejudicar o contato com o outro genitor(a).

e) Omitir informações relevantes: caso em que um dos genitores não comunica ao outro informações importantes sobre a criança ou adolescente, inclusive, escolares e médicas.

f) Apresentar falsa denúncia: Contra genitor, familiares deste ou avós, a fim de obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente. Ex: falsas memórias de abuso sexual.

g) Mudar o domicílio para local distante, sem justificativa: Trata-se da mudança abusiva de domicílio da criança ou adolescente para outra localidade, visando dificultar a convivência com o outro genitor(a), com familiares deste(a) ou com avós.

#direitocivil #direitodefamília #direitofamiliar #direitodasfamilias #alienação #alienaçãoparental #advogada #advocacia